Sobre a ABRANA

Fundada em 27 de abril de 2004, a ABRANA, que congrega Naturólogos e acadêmicos de Naturologia/Naturopatia do país, articula-se com as demais organizações parceiras para promover o desenvolvimento social, científico, cultural e político da categoria, em conformidade com suas finalidades e honrando seus princípios éticos. Tem como eixos principais a orientação e defesa dos profissionais e acadêmicos da Naturologia, a consolidação da educação, o fomento à pesquisa científica e o desenvolvimento do trabalho do profissional Naturólogo. Seu compromisso é também com a defesa de políticas e programas que visem à promoção da saúde, o cuidado integrativo e a melhoria da qualidade de vida da população, e ao acesso público universal, equânime e integral dos serviços de saúde e sociais.

Pasados vinte anos de sua fundação, a ABRANA, conta com dez Diretórios Regionais, abrangendo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Bahia e Ceará.

Parceiros que apoiamos!

A ABRANA foi pioneira no Brasil, ao se tornar membro (Full Member) da World Naturopathic Federation – WNF. Juntos, somamos esforços pela consolidação da Naturopatia/ Naturologia e da Saúde Integrativa no âmbito internacional.

A ABRANA é membro e atua em consonância com a RedePICS Brasil em prol do desenvolvimento da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC), e em defesa do SUS.

A ABRANA se une ao Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa – CABSIN, promovendo iniciativas que impulsionam a pesquisa e visam contribuir para a ampliação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC).

A ABRANA é parceira da Sociedade Brasileira de Naturologia – SBNAT, apoiando iniciativas que visam o desenvolvimento do ensino e da pesquisa em Naturologia e em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Brasil.

A ABRANA é parceira da Rede Nacional de Naturologia no Sistema Único de Saúde – Rede NatuSUS em defesa do SUS e em prol da expansão do profissional Naturólogo e das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Brasil.

Portais de acesso

Ministério da Saúde: https://www.gov.br/saude/pt-br

Secretaria de Atenção Primaria à Saúde (SAPS): https://aps.saude.gov.br/

Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC): https://aps.saude.gov.br/politicas/pnpic

Fitoterapia Brasil: https://fitoterapiabrasil.com.br/

RedePICs Brasil: https://redepicsbrasil.com.br/

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): http://portal.anvisa.gov.br/

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): https://portal.fiocruz.br/pt-br

Biblioteca Virtual em Saúde para as PICS: https://mtci.bvsalud.org/pt/biblioteca-virtual-em-saude-para-as-pics-2/

Conselho Nacional de Saúde (CNS): http://www.conselho.saude.gov.br/

SUS – Portal Brasil: http://www.brasil.gov.br/saude/2009/12/sus

Universidade Aberta do SUS (UnaSUS): https://www.unasus.gov.br/cursos