Estudantes de Naturologia da Cruzeiro do Sul realizam a Primeira Semana Naturológica

por | 30, set, 2024

Entre os dias 9 e 14 de setembro de 2024, o município de Cordeiros, no interior da Bahia, foi palco da Primeira Semana Naturológica, evento realizado por estudantes de Naturologia da Universidade Cruzeiro do Sul. O projeto, que teve como objetivo principal apresentar a naturologia e oferecer atendimentos à população, destacou-se por levar práticas integrativas e complementares em saúde a uma comunidade cercada por uma rica biodiversidade, descrita como uma “farmácia viva”.

A iniciativa foi organizada pelo estudante de Naturologia Paulo José da Silva, conhecido como Paulinho, com o apoio de sua família e comunidade local, além da colaboração ativa de seus colegas de graduação. Sob a supervisão de um fisioterapeuta especializado em Práticas Integrativas e Complementares (PICS), os estudantes realizaram mais de 700 atendimentos, contemplando desde crianças até idosos.

Dentre as práticas oferecidas durante o evento, destacaram-se a Meditação Mindfulness, Reiki, Auriculoterapia, Escalda-pés, Fitoterapia, Yoga e Ventosaterapia. Além dos atendimentos, o projeto contou com palestras que abordaram temas como Naturologia, Cromoterapia e a inserção da Naturologia no Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto que aconteceu sem financiamento não apenas atingiu, mas superou as expectativas iniciais, de acordo com os organizadores. A comunidade aderiu a Semana Naturológica e despertou o interesse dos gestores locais, que já discutem a possibilidade de novas edições do evento. Segundo os participantes, a ação foi uma oportunidade para fortalecer o conhecimento sobre as práticas naturológicas e seus benefícios a todo tipo de comunidade, principalmente às populações do campo.

“A maior semente que podemos plantar é nos permitir levar o conhecimento da naturologia, com todas as suas possibilidades, para mais pessoas”, afirmou Paulinho, idealizador do projeto.

A ABRANA parabeniza os envolvidos pelo sucesso da iniciativa, ressaltando a importância de expandir ações como essa para outras comunidades.

Os graduandos envolvidos na organização do projeto foram Paulo José da Silva, Janini Fecher, Izabel Frangullis, Marina Ambrósio, Ranier Pinto e Érica Caren, com supervisão do fisioterapeuta Deivid Andrade.